Querendo alugar um imóvel mas não tem fiador nem cheque caução? Conheça o Seguro Fiança Locatícia, que pode ser utilizado tanto para você poder alugar um imóvel residencial, quanto para imóveis comerciais, para você abrir sua loja ou escritório. Essa modalidade de seguro permite que pessoas físicas ou jurídicas aluguem um imóvel sem a necessidade das tradicionais garantias (fiador ou depósito caução). Além da cobertura para o pagamento do aluguel, você ainda pode escolher entre diversas outras coberturas adicionais.
O Seguro Fiança é uma alternativa inteligente e cada vez mais popular para quem deseja alugar um imóvel com tranquilidade e sem burocracias. Com um funcionamento simples e vantagens atrativas em relação ao fiador e cheque caução, o Seguro Fiança oferece proteção e segurança tanto para o locador quanto para o locatário.
Trabalhamos com as principais opções de Seguro Fiança Locatícia do mercado! E o melhor de tudo que é você pode fazer uma Simulação Online do Seguro Fiança pelo nosso simulador integrado à página. Caso queira contratar, conte com nossos corretores especializados para fazer a contratação do seu seguro com toda segurança e comodidade!
Tipos de Seguro Fiança
Temos o melhor seguro fiança para você, seja qual for a sua necessidade – seja para você se mudar com a família ou para montar o seu negócio. A contratação do seguro fiança pode ser feita utilizando tanto um CPF como por CNPJ. Confira abaixo os tipos de Seguro Fiança mais buscados:
- Seguro Fiança para Casa
- Seguro Fiança para Apartamento
- Seguro Fiança para Kitinets
- Seguro Fiança para Loja Comercial
- Seguro Fiança para Escritório
- Seguro Fiança Comercial
- Seguro Fiança para Restaurante
- Seguro Fiança para Lanchonete
- Seguro Fiança para Salão de Beleza
- Seguro Fiança para Mercearia
Como funciona o Seguro Fiança?
O Seguro Fiança é um contrato de seguro que garante ao locador o recebimento dos aluguéis e encargos em caso de inadimplência do locatário. Para obter o seguro, o inquilino precisa apresentar documentos que comprovem sua renda e idoneidade financeira, bem como realizar o pagamento de um prêmio à seguradora. Dessa forma, o Seguro Fiança substitui a necessidade de um fiador ou cheque caução.
O que é melhor: Seguro fiança ou cheque (depósito) caução?
O Seguro Fiança Locatícia é procurado muitas vezes pelo fato da pessoa não ter fiador, ou o valor total para dar como caução na hora de alugar seu imóvel. Com o seguro fiança, você não precisa de fiador, nem do cheque caução.
Além de não precisar de fiador, você pode contar ainda com diversas coberturas (que variam de seguradora para seguradora) e ficar mais tranquilo. É vantagem tanto para o inquilino, como para quem está alugando. Algumas seguradoras ainda oferecem diversos serviços de assistências 24 horas como chaveiro, descontos em transportadoras e muito mais!
Vantagens do Seguro Fiança em relação ao cheque caução e fiador
- Menos burocracia na hora de alugar um imóvel:A o optar pelo Seguro Fiança, o locatário não precisa buscar um fiador ou fazer depósito caução, o que reduz significativamente a burocracia e agiliza o processo de locação do imóvel.
- Análise de crédito agilizada: Com o Seguro Fiança, o inquilino tem a facilidade de contar com uma análise de crédito mais rápida e eficiente, além de não precisar envolver terceiros ou fazer depósitos altos para garantir a locação.
- Mais segurança para o dono do imóvel: O Seguro Fiança oferece uma garantia sólida para o locador, assegurando o pagamento dos aluguéis em caso de inadimplência do locatário (além de todas as outras coberturas que é possível contratar). Isso traz maior tranquilidade e segurança na hora de alugar o imóvel.
- Proteção em Casos de Inadimplência: Em situações de inadimplência, a seguradora assume o pagamento dos aluguéis em dia, evitando atrasos e prejuízos para o proprietário do imóvel.
Coberturas Básicas Seguro Fiança
A cobertura básica do Seguro Fiança Locatícia é o Pagamento do Aluguel e Multa Moratória que pode chegar a 30x o valor do aluguel.
Coberturas Adicionais Seguro Fiança
As coberturas podem ser aumentar ainda mais a sua sua segurança na alugar o seu imóvel, entre as que podem ser contratadas estão:
- Condomínio e IPTU: Garantia de pagamento de taxas de condomínio e IPTU
- Danos ao Imóvel: Garantia de pagamento de danos causados ao imóvel
- Pinturas Internas e Externas: Garantia de pagamento de pinturas internas e externas
- Multa por Rescisão Contratual: Garantia de pagamento da multa de rescisão
- Água e Luz: Garantia de pagamento de taxas de água e luz
- Gás Canalizado: Garantia de pagamento de taxas de gás canalizado,
Qual a diferença entre o seguro fiança e as outras garantias disponíveis na hora de contratar um imóvel?
Quando a negociação é feita incluindo um fiador, é necessário encontrar uma pessoa disposta a exercer esse papel. Em caso de não pagamento ou atraso do valor do aluguel, é ela quem irá se responsabilizar. Já com o cheque caução, é necessário dispor de uma quantia considerável logo no início da locação (o que é geralmente 3 vezes o valor do aluguel).
O grande diferencial do seguro fiança, é que nessa o inquilino tem liberdade para escolher o imóvel que quiser sem depender de ninguém, nem desembolsar grandes quantias em dinheiro para conseguir fechar o contrato.
Quem pode contratar o Seguro Fiança?
Pessoa Física
- Funcionários registrados na CLT
- Funcionários Públicos
- Profissionais Liberais
- Autônomos
- Empresários
- Microempresários
- Diretores de Empresas
- Aposentados
- Pensionistas
- Estudantes
Empresas
- Empresa optante pelo lucro real
- Empresa sem fins lucrativos
- Empresas optantes pelo lucro presumido
- Empresa optante pelo simples nacional
Quais são as vantagens do seguro fiança?
Tanto locador quanto locatário contam com diversas vantagens e benefícios ao contratar o seguro fiança. Esse tipo de seguro garante o pagamento do aluguel em dia (garantia oferecida como cobertura básica por parte das seguradoras) e ainda oferece a possibilidade de contratação de diversas outras coberturas, que vão desde o pagamento de encargos legais, a e pinturas do imóvel.
É muita vantagem para todas as partes do contrato! Conheça um pouco mais sobre o Seguro Fiança e as principais vantagens para o inquilino.
As vantagens para o locatário são
- Liberdade na escolha do imóvel
- A análise do seguro fiança é sem burocracia e com resposta rápida
- Facilidade de pagamento: Possibilidade de parcelamento do seguro em diversas vezes
As vantagens para o dono do imóvel são:
- Garantia e segurança no recebimento dos valores da locação
- Coberturas adicionais que garantem ainda mais segurança
- Análise segura e especializada
Assistências do Seguro Fiança
As assistências disponíveis podem variar de acordo com cada seguradora, e com o plano contratado, mas de maneira geral oferecem:
- Mão de obra elétrica
- Mão de obra hidráulica
- Chaveiro
Existem opções ainda mais completas, que oferecem serviços como:
- Dedetização
- Tubulação de esgoto e caixa de gordura
- Substituição de telhas
- Serviços para computadores
- Inspeção domiciliar
Quais as desvantagens do cheque caução ou seguro fiança?
Na hora de alugar um imóvel, muitos locadores solicitam garantias adicionais, como cheque caução ou fiador, para fechar o contrato de locação. Embora essas opções possam parecer atrativas para algumas pessoas, é importante considerar as principais desvantagens associadas a elas.
Separamos algumas das principais desvantagens dessas garantias de locação tradicionais para você entender melhor as vantagens do seguro fiança:
- Comprometimento Financeiro: Tanto o cheque caução quanto o fiador exigem um comprometimento financeiro significativo. No caso do cheque caução, é necessário deixar um valor em dinheiro como garantia, o que pode impactar o orçamento do locatário. Já o fiador assume a responsabilidade de garantir o pagamento do aluguel em caso de inadimplência, o que pode trazer preocupações financeiras para ambas as partes.
- Dificuldade para Encontrar um Fiador: Encontrar um fiador pode ser uma tarefa complicada para algumas pessoas. Nem todos os potenciais locatários têm amigos ou familiares dispostos a assumir essa responsabilidade financeira. Além disso, o fiador deve atender a certos requisitos, como comprovar renda e possuir um imóvel quitado, o que limita ainda mais as opções disponíveis.
- Burocracia e Documentação: Tanto o cheque caução quanto a figura do fiador envolvem uma burocracia adicional no processo de aluguel. É preciso providenciar uma série de documentos e informações para formalizar a garantia, o que pode tornar o processo mais demorado e complexo.
- Riscos para o Fiador: Ser fiador implica em riscos significativos para a pessoa que assume essa responsabilidade. Caso o locatário fique inadimplente, o fiador será acionado para arcar com os pagamentos, podendo ter seu patrimônio comprometido e enfrentar problemas financeiros.
- Limitação de Opções de Locação: Muitos proprietários exigem cheque caução ou fiador como garantia, o que pode limitar as opções de locação para aqueles que não conseguem atender a essas exigências. Isso pode dificultar a busca por um imóvel adequado dentro das condições financeiras e necessidades do locatário.
- Riscos com o Cheque Caução: Embora o cheque caução seja devolvido ao final do contrato, ele ainda representa um risco caso haja algum dano no imóvel. Se o locador não devolver o valor, o locatário pode enfrentar dificuldades para recuperar seu dinheiro.
Qual o Melhor seguro fiança?
Entre em contato conosco pelo whatsapp ou faça uma cotação online para descobrir qual o melhor seguro fiança para sua necessidade! Trabalhamos com as melhores seguradoras do país, entre elas:
- Seguro Fiança Porto Seguro
- Seguro Fiança Bradesco Seguros
- Seguro Fiança SulAmérica Seguros
- Seguro Aluguel Mapfre
- Seguro Fiança Locatícia Zurich
- Seguro Fiança Too Seguros
- Seguro Fiança Pottencial Seguradora
Quanto custa um seguro fiança?
O valor do seguro fiança varia de acordo com o a seguradora desejada, pacote de coberturas, valor do aluguel e na duração do contrato de locação. Faça uma simulação conosco para simular e comparar o seguro fiança dentro das melhores seguradoras.
Em geral, o custo do plano básico, que cobre uma única eventual inadimplência do inquilino, equivale a cerca de um aluguel e meio. Por exemplo, se você está alugando um apartamento por R$ 1.000 por mês, o seguro fiança custaria aproximadamente R$ 1.500. Normalmente, as seguradoras calculam esse valor com base em uma série de fatores.
O preço do seguro de fiança locatícia (prêmio) varia de uma a três vezes o valor do aluguel. Normalmente, as seguradoras oferecem parcelamento em até quatro vezes, mas algumas permitem dividir em até 12 parcelas mensais. O custo aumenta se forem contratadas coberturas adicionais, como proteção contra não pagamento de taxas de condomínio, IPTU, luz, água e gás; danos ao imóvel; multa contratual; e pinturas interna e externa, além de planos de reparos de emergência 24 horas. Cada cobertura adicional eleva o preço do seguro.
Quem é que paga o seguro fiança locatícia?
O inquilino é quem assume o custo do seguro fiança no momento em que assina o contrato de locação. Antigamente, esse pagamento costumava ser dividido em poucas parcelas, geralmente três ou quatro. Entretanto, algumas das grandes seguradoras agora oferecem a opção de parcelamento em até 12 vezes.
Com a nova regra da Susep, a seguradora precisa informar ao proprietário do imóvel caso o inquilino deixe de pagar as parcelas. Nessas circunstâncias, o proprietário pode decidir fazer o pagamento para não perder a cobertura do seguro e, em seguida, buscar o reembolso desses valores junto ao inquilino.
Se o inquilino não regularizar a situação, a Lei do Inquilinato dá ao proprietário o direito de iniciar um processo de despejo.
O que acontece se o inquilino não pagar o aluguel com o seguro fiança?
Quando o seguro fiança é uma exigência no contrato de locação, ele se torna uma cláusula vinculativa do contrato. Portanto, deixar de pagar o seguro é considerado uma quebra de contrato por parte do inquilino. Na ausência de regularização da inadimplência, o proprietário tem o direito de solicitar a devolução do imóvel.
Para que serve o Seguro Fiança?
O Seguro Fiança é uma opção prática, segura e cheia de vantagens para quem busca alugar um imóvel sem dores de cabeça. Substituindo o fiador e o cheque caução, o Seguro Fiança oferece agilidade e facilidade na locação, garantindo ao locador o recebimento dos aluguéis em dia e ao locatário a tranquilidade de contar com uma proteção sólida em caso de inadimplência.
O seguro fiança serve como garantia que pode ser utilizada na hora de você alugar seu imóvel, seja ele residencial ou comercial. A contratação é feita sem muita burocracia, basta fazer sua simulação (pelo site ou pelo whatsapp). Com os seus dados em mãos, faremos sua análise cadastral dentro das seguradoras com as quais trabalhamos.
Além da cobertura básica que garante o pagamento do aluguel, com o seguro fiança você pode contratar diversas outras coberturas adicionais, que garantem cobertura para pagamento de IPTU, contas de água, luz, danos ao imóvel e pinturas.
Quais são os documentos necessários para contratar o Seguro Fiança?
Trabalhador Autônomo
- Cópias do CPF e RG
- Comprovante de Residência
- Última declaração do imposto de renda
- Extratos bancários dos últimos 3 meses
Empregado Registrado
- Cópias do CPF e RG
- Comprovante de Residência
- Última declaração do imposto de renda
- Os 3 últimos holerites
- Cópia da Carteira de Trabalho
Pessoa Jurídica
- Contrato social com as alterações (ou declaração de firma individual se for o caso)
- Cópia do CCM (Cadastro de Contribuintes Mobiliários da Prefeitura Municipal)
- Declaração de imposto de renda na íntegra
- Extratos bancários
Aposentados
- 3 últimos recibos de pensão
Aluguei um apartamento por 12 meses e fiz o seguro de fiança locatícia por R$ 700,00. Ainda faltam cinco meses para o fim do contrato de locação, mas eu vou entregar o imóvel. Tenho direito à devolução do que paguei pelo seguro?
Sim, você pode solicitar à seguradora a devolução parcial do valor pago. Se o inquilino pagou o prêmio e deixa a locação antes do vencimento da apólice, a devolução é proporcional ao tempo restante do contrato. Para isso, é necessário entregar o imóvel nas mesmas condições em que foi recebido e comprovar o pagamento das contas cobertas pelo seguro. A restituição é calculada com base na Tabela de Prazo Curto, que determina o percentual que a seguradora vai reter. No seu caso, com sete meses de uso e cinco meses restantes, a seguradora reterá 75% do prêmio de R$ 700,00, devolvendo 25%, ou seja, R$ 175,00, menos o IOF.
O que acontece se eu atrasar o aluguel e tiver um seguro de fiança locatícia? O seguro paga?
Sim, o seguro de fiança locatícia cobre o atraso no pagamento do aluguel e encargos. Se o inquilino não pagar, a seguradora ressarcirá o proprietário (locador). A seguradora, então, buscará o reembolso dos valores junto ao inquilino, inicialmente por meio de cobrança amigável e, se necessário, judicialmente, semelhante ao processo com um fiador tradicional.
O que é o seguro de fiança locatícia?
O seguro de fiança locatícia é uma das garantias previstas pela Lei do Inquilinato. Trata-se de uma apólice contratada pelo dono do imóvel com uma seguradora, garantindo o pagamento do aluguel e encargos pelo inquilino. O proprietário do imóvel é o segurado e beneficiário do seguro.
Como funciona o seguro de fiança locatícia?
O seguro de fiança locatícia pode ser anual ou pelo período da locação. O custo varia de uma a duas vezes e meia o valor do aluguel, dependendo da região, coberturas contratadas e análise de risco da seguradora. Coberturas podem incluir aluguel, condomínio, impostos, contas de água, gás, luz, danos ao imóvel, pinturas e multa contratual. Em caso de inadimplência, a seguradora paga os valores devidos ao proprietário até a desocupação do imóvel.
Simulação Online
Como já falamos acima, o valor do Seguro Fiança varia de acordo com diversos fatores, principalmente o valor do alguel, duração do contrato, e quais coberturas adicionais serão contratadas. Faça uma cotação do seu seguro fiança em poucos instantes pelo nosso simulador online, e em poucos instantes receba todas as informações pelo seu e-mail ou whatsapp.