Qual a melhor garantia na hora de alugar um imovel? Conheça as opções disponíveis e faça uma simulação online do seguro fiança

Na hora de alugar um imóvel, sempre surge uma dúvida: qual será a melhor garantia para usar? No Brasil, atualmente, temos diversas opções: Cheque Caução, Fiador, e Seguro Fiança. Mas qual delas é a melhor alternativa? Antes de responder essa pergunta, vamos explicar as diferenças entre cada uma dessas garantias.

Aluguel com Cheque Caução

O cheque caução é uma das garantias mais utilizadas no Brasil, e corresponde a um valor geralmente três vezes o valor do aluguel. No final do contrato do aluguel, o inquilino recebe o valor de volta. Pela lei, o cheque caução não pode ultrapassar o valor de três meses de aluguel. O dinheiro deve ser depositado em uma conta poupança, e todos os benefícios decorrentes dela deverão ser repassados ao inquilino no momento da devolução.

A grande desvantagem dessa opção, é o fato de ter que juntar um valor 3 vezes o valor do aluguel do imóvel.

Aluguel com Fiador

O fiador é uma pessoa que fica legalmente responsável de uma dívida, caso o devedor (no caso inquilino) não possa ou deixe de arcar com ela (no caso do aluguel de um imóvel, esse valor é o aluguel).  Para o proprietário do imóvel, essa é uma garantia em relação ao recebimento dos valores.

Para ser fiador, é necessário ter um imóvel totalmente quitado (no próprio nome do fiador), e é necessário residir na mesma cidade do imóvel que vai ser alugado.

Seguro Fiança

O seguro fiança é uma modalidade de seguro que traz vantagens, tranquilidade e segurança não só para o proprietário, mas também ao inquilino. É um serviço oferecido por diversas seguradoras que traz muitos benefícios além da garantia do pagamento do aluguel, por meio das coberturas adicionais que iremos apresentar a seguir. O seguro fiança pode ser contratado tanto por pessoa física como por pessoa jurídica, desde que tenha seu crédito aprovado.

As coberturas variam de acordo com cada seguradora, mas de modo geral são:

Cobertura Básica

  • Pagamento do aluguel e multa moratória

Coberturas Adicionais

  • Condomínio
  • IPTU
  • Contas de água e luz
  • Danos ao imóvel
  • Pinturas internas e externas
  • Multa por rescisão contratual

Afinal, qual garantia é a melhor na hora de alugar um imóvel?

Se você quer alugar um imóvel sem complicações, dispensando a necessidade de terceiros e com pagamentos facilitado, além de contar com muitas outras vantagens (como as coberturas adicionais citadas acima), o Seguro Fiança é a melhor opção! Faça uma simulação comparativa pelo site e descubra qual o melhor seguro fiança para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Corretor Renova Seguros Corretor Autorizado
Olá, que tal fazer um orçamento gratuitamente? Me informe seu email e telefone para iniciarmos uma conversa sem compromisso :)